BMX


    Fotografia: Link

O BMX chegou com toda a sua força no Brasil em 1978, sendo chamado de bicicross. No dia 3 de Julho de 1978, Orlando Camacho foi convidado pela Monark para chefiar a primeira equipe de BMX Racing da América do Sul. Com grande experiência em competições de ciclismo e vários títulos conquistados, Camacho convidou garotos do bairro da Mooca, em São Paulo, para participar da equipe. Assim nascia o BMX no Brasil. A primeira exibição aconteceu no Guarujá, em agosto de 1978. Dois anos depois foi construída a primeira pista para a prática de BMX Racing da América do Sul, na Marginal Pinheiros, em São Paulo, próximo à Ponte da Avenida Cidade Jardim. A partir daí, outras empresas passaram a interessar-se pelo esporte e montaram suas equipes. Vários modelos de bicicletas foram lançados e mais pistas foram construídas por todo o país.

O BMX (Bicycle Moto X ou ainda Bicycle Motocross), que para alguns é um esporte e para outros um estilo de vida, é caracterizado pelas manobras que vão desde as simples às arriscadas, e sempre onde é praticado chama a atenção do público por ainda ser um esporte novo e pelo belo visual conferido pelas manobras e pela emoção sentida pelo público a cada manobra arriscada.

O BMX se divide em duas modalidades, o BMX Racing (corrida) e o BMX Freestyle (Manobras). Já o Freestyle (estilo livre) também é dividido em modalidades, sendo diferenciadas pelo local e a forma de como são executadas as manobras.

Atualmente o BMX já está entre os maiores desportos de ação do mundo, sendo inclusive um dos que mais crescem em número de participantes. Vários campeonatos são realizados anualmente, no mundo e também no Brasil, existindo inclusive, o Campeonato Mundial de BMX, realizado anualmente.



Postagem por: João Allison
------------------------------------


Vídeo sobre BMX:












Nenhum comentário:

Postar um comentário