Bodyboard


                        Fotografia: Link

Bodyboard é um desporto onde o praticante desce a onda deitado ou de joelhos em uma prancha, que tem medidas médias de 39 polegadas a 42 polegadas (podendo haver maior ou menor). Para auxílio da prática do desporto, utilizam-se pés de pato - nadadeiras - que servem para auxiliar na entrada da onda e na execução de manobras. É o desporto aquatico mais agressivo e técnico da atualidade, exigindo uma preparação física intensa aos seus praticantes mais sérios, especialmente ao nível lombar. A quantidade de manobras que se fazem num bodyboard é imensa, e cada vez com mais grau de dificuldade, não sendo uma comparação fútil colocar este desporto como os ginastas do mar.

No Brasil constata-se que o esporte chegou em 1978, mas o primeiro circuito brasileiro de bodyboarding só ocorreu em 1988, com três etapas sólidas, sendo a primeira em Pitangueiras (Guarujá) e a segunda na Praia Mole, em Florianópolis. O maior responsável pela popularização do esporte e seu desenvolvimento em âmbito nacional é incontestavelmente Marcus Cal Kung, que ainda continua ativo no esporte ministrando palestras, escrevendo artigos e colunas na mídia especializada, fabricando pranchas de bodyboard e dando aulas em sua escola de bodyboard, na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Alguns dos precursores do esporte no Brasil são Xandinho, Kung, Marco Salgado, Guto de Oliveira e Cláudio Marques. Em 1988, durante o primeiro campeonato brasileiro, foi formada a ABRASB - Associação Brasileira de Bodyboarding.

Atualmente, é um esporte que já é reconhecido em todo o mundo e que vem tendo um grande crescimento a cada ano. Dropar altas ondas em uma prancha bem menor e mais flexível que a do surf, proporcionando manobras radicais e muita adrenalina, essa é a sensação de quem se aventura nesse esporte. O número de participantes tem crescido, atualmente o bodyboard conta com mais de 1 milhão de participantes em todo o mundo. A organização e os grandes eventos são os que favorecem esse crescimento.

O Brasil é uma das maiores potências do bodyboard e já consagrou diversos campeões mundiais. Um dos maiores destaques do esporte é, sem dúvida, Guilherme Tâmega. O carioca é hexacampeão mundial, bicampeão do Isa Surfing Games e atualmente está na busca pelo hepta mundial. Um outro atleta de destaque é o havaiano Mike Stewart, que já consequiu nove títulos mundiais. Criador da marca de pranchas de bodyboard, dominou o esporte completamente na década de 80 e início da década de 90. Mike é um dos poucos atletas do esporte que consequiu transitar da velha-escola para a nova. Atualmente o atleta tem mais de 40 anos, e continua ativo, competindo no Circuito Mundial de Bodyboard. O bodyboard feminino brasileiro é muito forte e sempre consagra grandes competidoras. Desde 1988, o Brasil domina o Circuito Mundial de Bodyboard feminino, e só não conquistou nos últimos dois anos.


Saiba mais...

Praias brasileiras revelam novos bodyboardes

Bodyboard - Wikipedia


Postagem por: João Allison
------------------------------------ 


Vídeo sobre Bodyboard:


Um comentário: