Corridas de Orientação


                       Fotografia: Link

Orientação é um desporto individual que tem como objetivo percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido, obrigando o atleta a passar obrigatoriamente por determinados pontos no terreno (postos de controlo) e descritos num mapa distribuído a cada concorrente. É permitido o uso de uma bússola.

Os tempos gastos para percorrer o trajeto são em função das capacidades física dos participantes, do treino de ler o mapa e da rapidez de se orientarem utilizando técnicas estabelecidas, assim como, das suas capacidades de adaptação ao terreno e da escolha correta dos itinerários.

Os percursos são de uma extrema variedade e as característica do terreno são diversas: areia, florestas mais ou menos densas, relevos mais ou menos acidentados, etc. O grau de dificuldade é estabelecido de acordo com a categoria dos atletas e conforme a sua idade (geralmente entre 10 e 80 anos).


 CARTAS DE ORIENTAÇÃO (MAPAS)


Fotografia: Link

O mapa para orientação é uma carta topográfica detalhada, contendo o necessário para a competição.

Deve de obedecer a determinados requisitos como:
Representar com a maior fidelidade possível as condições do terreno na época da competição;Ser completa e detalhada;
Ser isentas de qualquer indicação que não sirva a finalidade;
Ser clara e fáceis de ler mesmo à noite;
Ter no seu todo uma precisão que permita usar bem os instrumentos de navegação (Bússola e escalas);
Ser resistente ao tempo e ao manuseio durante a competição.
Hoje em dia, os mapas mais comuns que se utilizam estão na escala de 1/15 000, utilizando cinco cores representando os diferentes acidentes do terreno.


[Saiba Mais]


Postagem por: Douglas Prado
---------------------------------------


Ver também:

Federação Internacional de Orientação (IOF)
Federação Portuguesa de Orientação (FPO)
Confederação Brasileira de Orientação (CBO)
Introdução à orientação (COTRIM - Clube de Orientação do Triângulo Mineiro
O que é a orientação (em "O Radical")
Federação de Orientação de São Paulo (FOSP)
Federação Mineira de Orientação (FMO)
Blog - Mundo da Orientação


-------------------------------------------------------------------------


Video sobre Corridas de Orientação:

 

Um comentário:

  1. A palavra "orientação" vem de "oriente", o lado onde o sol nasce. Este sempre foi o grande referencial dos homens quando precisavam saber onde estavam, de onde tinham vindo e para onde queriam ir. Não se sabe quando o primeiro homem passou a usar o oriente como referência. Provavelmente isto ocorreu ainda na era pré-histórica.

    O oriente, também chamado de "Leste", é tão importante que os demais pontos cardeais foram estabelecidos com base nele. Se você postar-se de modo que o Leste fique à sua direita, o Norte estará à sua frente, o Oeste à sua esquerda e o Sul atrás de você.

    Depois do homem ter inventado os pontos cardeais, sua próxima grande invenção foi o mapa. Provavelmente, os primeiros foram um tanto semelhantes a este. Veja que o sol (possivelmente o sol nascente) está representado, o que dá orientação a todo o mapa. Se não fosse a representação do sol, não saberíamos que o lago está ao norte da travessia do rio, ou que trilha segue na direção Noroeste - Sudeste.

    A orientação faz a diferença!

    Olhe bem o mapa. Veja que seu autor lançou nele várias referências como o grupo de 3 árvores, a grande rocha do lado de cá do rio, a linha da crista da serra com seus vários picos, a grande árvore isolada e o lago, ambos do lado de lá do rio, e o próprio rio.


    Digamos que as trilhas da região sejam bastante marcadas. Portanto, você sabe que está em uma delas. Mas qual? E em que ponto?

    Se ao caminhar você notar que uma das árvores encobriu um determinado pico da serra, então você saberá onde está. Como foi isto?

    Intuitivamente, você fez uma marcação usando 3 referenciais: o pico da serra, a árvore e a trilha. Você sabe que está na trilha, isto é: em algum lugar daquela linha marrom. A linha vermelha é uma linha de visada que parte da sua posição, passa pela árvore e vai dar num determinado pico da serra. O ponto onde a linha de visada corta a trilha é onde você está. Simples, não é?

    Mas este é um mapa que poderia ter sido desenhado por uma criança. Tem várias falhas. Para que lado está correndo o rio? Quais as distâncias entre os diversos referenciais? Quais as altitudes dos diversos picos aqui mostrados? O que são estes pontos terminais da trilha? Cidades? Vilas? Povoados? Sedes de fazendas, ou de indústrias? Que tipo de terreno há ao longo da trilha e entre os pontos de referência? E onde isto tudo está com relação ao mar, ou à sua cidade?

    Para responder a perguntas deste tipo é que a cartografia (a ciência que lida com os mapas) foi evoluindo.

    fonte:http://www.trilhaecia.com.br

    ResponderExcluir